UNIRILA

Sobre a Unirila

A Rede de Universidades do Corredor Bioceânico surge em resposta ao acordo firmado entre os presidentes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile na Declaração de Assunção sobre os Corredores Bioceânicos de 2015, a partir da qual foram criados três grupos de trabalho: governamental, da acadêmia e empresarial. O trabalho integrado das instituições acadêmicas consolidou a criação da Rede em 2016, por meio da Declaração de Campo Grande assinada pelas Instituições de Mato Grosso do Sul que compõem o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) e dos demais países. A oficialização em âmbito Federal veio em 2017 com a assinatura da Declaração de Brasília pelos presidentes dos quatro países.

Origem do nome da UniRila

Um fato importante deu origem ao nome da Rede de Universidades, está associado ao projeto Rota de Integração Latino-Americana - RILA, idealizado pelo SETLOG-MS que coordena a Rede de Empresários da área de Logística e Transporte, que desde 2013, busca uma Rota ideal para chegar ao Oceano Pacífico.

Entre 2013 e 2015, algumas instituições acadêmicas sul-mato-grossenses estavam participando efetivamente do processo de definição e estruturação da Rota Bioceânica, engajadas no Projeto RILA, promovendo debates, realizando estudos técnicos, colaborando com governos, setor privado e organizações sociais. Após a entrada dos representantes de instituições de outros países, ficou ainda mais evidente a necessidade de atuação em Rede.

Com a criação da Rede de Universidades do Corredor Bioceânico em 2016, neste mesmo ano os Representantes das instituições Acadêmicas assinaram o Convênio de Cooperação Recíproca, que atribuiu a esta Rede, o nome de Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila).

Compromisso e Missão da UniRila

O compromisso assumido pela UniRila foi de utilizar o conhecimento acadêmico para impulsionar o desenvolvimento territorial sustentável, integrando as perspectivas locais e globais em soluções holísticas. O Observatório Acadêmico da Rota Bioceânica é, assim, um espaço para refletir, propor e agir, consolidando a hélice quádrupla como o motor para um futuro onde inovação, sustentabilidade e integração coexistam em harmonia.

A UniRila possui um site administrado pela Universidad de Asunción (UNA) do Paraguai, onde podem ser encontradas outras informações sobre a Rede. Além disso existe o perfil no Facebook e Instagram estes, mantidos pela UEMS.

Eixos Temáticos da UniRila

A UniRila definiu um conjunto de eixos temáticos para embasar o enquadramento dos projetos desenvolvidos pelas instituições acadêmicas. Em 2017 foram definidos três eixos de ação: Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Impacto Social; e Desenvolvimento Local e Turismo. Com base nas pesquisas e discussões realizadas, outros temas foram identificados, com isso, no final de 2022 a UniRila ampliou o número de temas prioritários a serem considerados nos trabalhos a serem realizados pelas instituições:

Esta lista é dinâmica e pode ser ajustada segundo os interesses das Instituições Acadêmicas e conforme ajuste de prioridades detectadas no processo de implantação da Rota Bioceânica.

Saiba Mais

Documentos UniRila

Instituições Acadêmicas

A UniRila, no art. 10 de seu Estatuto definiu três tipos de membros, os fundadores - os signatários do Convênio de Cooperação assinado em 2016; os Plenos - instituições que entrarem depois de 2016 e estão no espaço de influência da Rota; e os Aderentes (por adesão) - aqueles que possuam atividades de pesquisa e não se enquadram nos grupos anteriores. No momento apenas os membros fundadores serão elencados, os demais, assim que forem aprovados pela Assembléia Geral da UniRila.