UNIRILA
Sobre a Unirila
A Rede de Universidades do Corredor Bioceânico surge em resposta ao acordo firmado entre os presidentes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile na Declaração de Assunção sobre os Corredores Bioceânicos de 2015, a partir da qual foram criados três grupos de trabalho: governamental, da acadêmia e empresarial. O trabalho integrado das instituições acadêmicas consolidou a criação da Rede em 2016, por meio da Declaração de Campo Grande assinada pelas Instituições de Mato Grosso do Sul que compõem o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) e dos demais países. A oficialização em âmbito Federal veio em 2017 com a assinatura da Declaração de Brasília pelos presidentes dos quatro países.
Origem do nome da UniRila
Um fato importante deu origem ao nome da Rede de Universidades, está associado ao projeto Rota de Integração Latino-Americana - RILA, idealizado pelo SETLOG-MS que coordena a Rede de Empresários da área de Logística e Transporte, que desde 2013, busca uma Rota ideal para chegar ao Oceano Pacífico.
Entre 2013 e 2015, algumas instituições acadêmicas sul-mato-grossenses estavam participando efetivamente do processo de definição e estruturação da Rota Bioceânica, engajadas no Projeto RILA, promovendo debates, realizando estudos técnicos, colaborando com governos, setor privado e organizações sociais. Após a entrada dos representantes de instituições de outros países, ficou ainda mais evidente a necessidade de atuação em Rede.
Com a criação da Rede de Universidades do Corredor Bioceânico em 2016, neste mesmo ano os Representantes das instituições Acadêmicas assinaram o Convênio de Cooperação Recíproca, que atribuiu a esta Rede, o nome de Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila).
Compromisso e Missão da UniRila
O compromisso assumido pela UniRila foi de utilizar o conhecimento acadêmico para impulsionar o desenvolvimento territorial sustentável, integrando as perspectivas locais e globais em soluções holísticas. O Observatório Acadêmico da Rota Bioceânica é, assim, um espaço para refletir, propor e agir, consolidando a hélice quádrupla como o motor para um futuro onde inovação, sustentabilidade e integração coexistam em harmonia.
A UniRila possui um site administrado pela Universidad de Asunción (UNA) do Paraguai, onde podem ser encontradas outras informações sobre a Rede. Além disso existe o perfil no Facebook e Instagram estes, mantidos pela UEMS.
Eixos Temáticos da UniRila
A UniRila definiu um conjunto de eixos temáticos para embasar o enquadramento dos projetos desenvolvidos pelas instituições acadêmicas. Em 2017 foram definidos três eixos de ação: Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Impacto Social; e Desenvolvimento Local e Turismo. Com base nas pesquisas e discussões realizadas, outros temas foram identificados, com isso, no final de 2022 a UniRila ampliou o número de temas prioritários a serem considerados nos trabalhos a serem realizados pelas instituições:
- Logística e Transporte - Explora soluções para otimizar o fluxo de mercadorias, pessoas e serviços ao longo do Corredor Bioceânico, promovendo eficiência, redução de custos e conectividade entre os países envolvidos.
- Comércio e Cadeias Globais de Valor - Foco em estratégias para integrar produtores locais e regionais às cadeias globais, fortalecendo o comércio internacional e aumentando a competitividade dos mercados ao longo da rota.
- Aspectos Legais - Analisa marcos regulatórios, políticas públicas e acordos internacionais necessários para viabilizar a integração econômica, social e jurídica entre os países participantes.
- Turismo - Avalia o potencial turístico da Rota Bioceânica, promovendo o desenvolvimento de destinos integrados, valorização cultural e sustentabilidade como motores para o crescimento econômico regional.
- Desenvolvimento Local - Investiga formas de potencializar os impactos positivos do corredor nas comunidades locais, fortalecendo economias regionais, infraestrutura e qualidade de vida.
- Integração Linguística, Cultural e de Bem-Estar - Busca promover a diversidade cultural e linguística, fortalecendo o intercâmbio entre as populações e priorizando o bem-estar das comunidades impactadas pela rota.
- Educação Superior Hoje - Aborda o papel das universidades e institutos de pesquisa na formação de profissionais, na mobilidade acadêmica e na produção de conhecimento para apoiar o desenvolvimento da Rota Bioceânica.
- Saúde - Investiga os desafios e oportunidades na promoção da saúde ao longo do corredor, com foco em acesso a serviços, gestão de epidemias, saúde ocupacional e bem-estar das populações impactadas.
- Segurança - Analisa os desafios de segurança ao longo da rota, incluindo controle de fronteiras, combate a ilícitos e promoção de um ambiente seguro para pessoas e mercadorias.
- Gestão da Inovação - Fomenta o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias inovadoras para solucionar desafios logísticos, sociais e ambientais, promovendo uma integração eficiente e sustentável.
- Recursos Naturais e Ambientais - Estuda o impacto do corredor sobre o meio ambiente e os recursos naturais, propondo estratégias para uso sustentável e preservação da biodiversidade.
- Migrações - Investiga os movimentos migratórios incentivados pelo corredor, promovendo políticas que integrem populações migrantes de forma inclusiva e respeitosa às dinâmicas locais.
Esta lista é dinâmica e pode ser ajustada segundo os interesses das Instituições Acadêmicas e conforme ajuste de prioridades detectadas no processo de implantação da Rota Bioceânica.
Saiba MaisDocumentos UniRila
- Convênio de Cooperação Recíproca
- Declaração de Assunção sobre os Corredores Bioceânicos - 2015
- Declaração de Campo Grande - 2016
- Declaração de Brasília - 2017
- Estatuto UniRila
Instituições Acadêmicas
A UniRila, no art. 10 de seu Estatuto definiu três tipos de membros, os fundadores - os signatários do Convênio de Cooperação assinado em 2016; os Plenos - instituições que entrarem depois de 2016 e estão no espaço de influência da Rota; e os Aderentes (por adesão) - aqueles que possuam atividades de pesquisa e não se enquadram nos grupos anteriores. No momento apenas os membros fundadores serão elencados, os demais, assim que forem aprovados pela Assembléia Geral da UniRila.