Sobre Nós
O Observatório Acadêmico da Rota Bioceânica - ObservaRota foi concebido com o objetivo de mobilizar o vasto potencial acadêmico das universidades e institutos de pesquisa para contribuir de maneira estratégica e interdisciplinar com a implementação e o sucesso da Rota Bioceânica. A academia desempenha um papel essencial na construção de estratégias que integrem conhecimento, inovação e colaboração, promovendo o desenvolvimento territorial sustentável por meio da articulação de redes entre diferentes atores sociais.
Trata-se de projeto idealizado pelo Grupo de Pesquisa “Observatório Interdisciplinar de Desenvolvimento Local – OIDL”, liderado pela Profa. Dra. Arlinda Cantero Dorsa e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (PPGDL)(https://site.ucdb.br/cursos/4/mestrado-e-doutorado/32/mestrado-e-doutorado-em-desenvolvimento-local/13242/). Fruto do amadurecimento do trabalho que o programa vem executando no processo de suporte à implantação da Rota Bioceânica, desde 2016, quando iniciaram as atividades dos Grupos de Trabalho para estudos envolvendo instituições dos quatro países integrados à Rota, como pactuado na Declaração de Assunção em 2015.
Ele surge da necessidade de construção de bases de dados para divulgação de informações e documentos de forma compartilhada para a sociedade apresentando o resultado do trabalho já desenvolvido pelos pesquisadores que fazem parte da Rede de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana – UniRila (https://unirila.edu.py/) e ainda ampliar os estudos interinstitucionais necessários para a efetiva implantação da Rota Bioceânica.
Em nossas ações procuramos combinar as forças da academia, governo, setor privado e sociedade civil, buscando transformar a Rota Bioceânica em um catalisador de inovação, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Esta abordagem permite que o conhecimento acadêmico vá além dos muros das universidades, conectando-se diretamente às demandas práticas e oportunidades presentes nos territórios impactados.
Nossos principais objetivos incluem:
- Promover o desenvolvimento territorial sustentável: Pesquisas voltadas para a valorização das potencialidades locais, integrando as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Estudamos como a Rota pode gerar oportunidades para comunidades locais, fortalecendo redes produtivas, culturais e sociais.
- Fomentar a formação de redes colaborativas: Estímulo à cooperação entre universidades, governos, empresas e organizações da sociedade civil, ampliando o impacto de ações conjuntas e criando um ecossistema favorável ao desenvolvimento.
- Gerar conhecimento aplicado: Análises sobre os impactos do corredor em diferentes escalas, desde o planejamento logístico até os aspectos sociais e ambientais, com recomendações práticas para maximizar benefícios e minimizar riscos.
- Incentivar a inovação e a tecnologia: Subsidiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para logística, transporte, comércio, preservação ambiental e governança territorial, integrando saberes acadêmicos e tecnológicos.
- Apoiar políticas públicas e tomadas de decisão: Produção de dados confiáveis, indicadores e estudos de impacto que subsidiem estratégias de planejamento para governos e atores envolvidos.
- Formar recursos humanos qualificados: Desenvolvimento de pesquisas para subsidiar a estruturação de programas de capacitação, pesquisa aplicada e extensão, conectados às demandas do corredor e ao fortalecimento das redes locais e regionais.
Saiba Mais consultando o material disponibilizado em nosso Repositório.
Link artigo observatório no dossiê: (https://www.interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/4241)
Equipe
Os resultados do ObservaRota são fruto do trabalho coletivo de uma equipe interdisciplinar, comprometida em promover conhecimento, inovação e desenvolvimento territorial sustentável. Reunimos profissionais altamente qualificados, com expertise em diferentes áreas do saber, que colaboram para analisar os desafios e oportunidades da integração regional promovida pela Rota Bioceânica.
A equipe é formada por pesquisadores e estudantes vinculados, em sua maioria, ao Grupo de Pesquisa Observatório Interdisciplinar de Desenvolvimento Local – OIDL, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB (PPGDL) e outros de parcerias que temos com as demais instituições da UniRila.
COORDENAÇÃO GERAL
Responsável pela liderança estratégica e pela articulação entre os diferentes atores e áreas de atuação do Observatório.

Arlinda Cantero Dorsa
Pós doutora em Desenvolvimento Local pela (UNISUAM-RJ). Docente e vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local-PPGDL/UCDB. Editora chefe da Revista Interação (UCDB). Líder do Grupo de Pesquisa Observatório interdisciplinar de Desenvolvimento local (OIDL). Membro da Rede de universidades de integração latino-americana (UniRila).
Currículo (http://lattes.cnpq.br/2445144539614697)
Equipe Técnica
Profissionais que garantem a operação do Observatório, desde a organização de dados até a gestão de projetos e comunicação.
Bolsistas Observatório
Estudantes engajados no processo de aprendizagem e na aplicação prática de conhecimentos, enriquecendo o trabalho com sua criatividade e entusiasmo.
- BOLSISTAS TIPO/BOLSA
- Ana Beatriz Saraiva da Cruz. PIBIC/CNPQ
- Ana Leticia de Souza Bonfim PIBIC/Voluntária
- Anna Beatriz Garcia Rodrigues. PIBIC/CNPQ
- Beatriz Mayumi de Oliveira Toma. PIBIC/Fundect/MS
- Breno Gonçalves E. Brugeff. PIBIC/CNPQ
- Bruna Matos Silveira dos santos. PIBIC/Fundect/MS
- Carolina Fernandes Nery. PIBIC/UCDB
- Emili Rodrigues Amorim. PIBIC/CNPQ
- Fernanda Leal Fernandes. PIBIC/CNPQ
- Fylipe Lima da Costa. PIBIC/Fundect/MS
- Isabella Nether Schardong. PIBIC/Fundect/MS
- Kauã Henrique da Silva Novaes. PIBIC/Voluntária
- Lavinia Mota Assumpção. PIBIC/Voluntária
- Letícia Bohn da Vida. PIBIC/Fundect/MS
- Ludmila Souza Silva. PIBIC/Voluntária
- Luisa Rodrigues Menani Silva. PIBIC/Voluntária
- Luiz Antônio Alencar do Reis. PIBIC/Fundect/MS
- Maria Cândida Novaes PIBIC/Voluntária
- Olívia Fernandes Gonçalves Filgueiras. PIBIC/UCDB
- Sofhia Duarte da Silva. PIBIC/CNPQ
- Yasmin Ortiz Copetti. PIBIC/Fundect/MS
Bolsistas da nossa jornada
Estudantes que fizeram parte do Observatório cujas contribuições deixaram um legado importante para sua construção.
- Amanda Barbosa Wahl. PIBIC/UCDB
- Beatriz Silva Bastos. PIBIC/CNPq
- Fábio Alexandre Barreto Geraldo Rosa. PIBIC
- Isabella Nether Schardong. PIBIC/Fundect/MS
- Milena Barbosa Salazar. PIBIC/CNPq
- Vinicius Bergamaschi Stoll Nogueira. PIBIC/Voluntário
Observatórios similares
- Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH)
- Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF)
- Observatório de Regionalismo (ODR).
- Observatório da Indústria Sistema FIEMS.
- Observatório Nacional de Turismo.
- Observatório do Turismo de MS.
- Observatório do Turismo e Eventos de Bonito-MS (OTEB).
- Observatorio Social del Ministério de desarrollo Social y Familia - Chile.
- Centro de Estudios de Conflicto y Cohesión Social (COES).
- MarcaChile (Agência de Monitoramento do Turismo no Chile).
- Observatorio Educativo Ciudadano - Paraguay.
- Observatorio Latinoamericano de Políticas Educativas - Paraguay.
- Observatorio Nacional de Turismo - Paraguay.
- Observatorio Social - Argentina.
- Observatorio de Políticas Públicas de Economía Popular, Social y Solidaria - Argentina.
- Observatorio de Turismo Social - Argentina.
- Observatorio Argentino de Turismo.
- Observatorio de Argentinos por la Educación.
- Observatorio Federal de Logística - Argentina.
- Observatorio de Logística Sustentable (OLS) - Argentina.
Comunicação
A área de Comunicação do portal do Observatório foi criada para facilitar o acesso às informações essenciais sobre nossa identidade e conteúdo. Aqui, você encontra materiais que ajudam a divulgar e compartilhar nossas iniciativas de forma clara, consistente e alinhada aos nossos valores. Nosso objetivo é fortalecer a comunicação com diferentes públicos e promover a disseminação de informações de forma ética, acessível e inclusiva.
Identidade Visual
O Observatório possui identidade visual própria, disponibilizamos abaixo, os arquivos, em vários formatos, para melhor atender a sua demanda e fazer o uso correto de nossa Marca. Importante manter sempre as proporções para evitar distorções que comprometem sua apresentação e visualização.
Informações de Citação
Orientações para referenciar corretamente os conteúdos e materiais produzidos pelo Observatório, para citar dados retirados desta página que não tenham autoria especificada, sugerimos que o faça, conforme normas da ABNT, e da seguinte forma:
OBSERVAROTA. Observatório Acadêmico da Rota Bioceânica, ano. Disponível em:
https://www.observarota.com.br. Acesso em: dia mês. ano.
Releases
Conteúdos preparados para apoiar jornalistas, equipes de redes sociais e comunicadores que desejam divulgar as ações e avanços relacionados ao Observatório e o suporte acadêmico na implantação do Corredor Bioceânico.